quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Você conhece a história das alianças?



A palavra aliança significa um acordo entre duas partes, que podem ser indivíduos, grupos ou nações. No caso do casamento, um acordo de união selado entre duas pessoas que se amam. Para selar o compromisso adotou-se o uso das alianças de casamento, um objeto cheio de simbologias, desde a sua forma e material assim como o posicionamento do uso, todas relacionadas à união e eternidade.
O formato circular simboliza a unidade perfeita, sem começo ou fim, a eternidade. Quando unimos as alianças lado a lado forma-se o símbolo do infinito. Alguns acreditam que esta forma representa a santidade, como o sol, a lua ou a Terra.
O material utilizado pode ser o ouro, a prata ou a platina por se tratarem de metais duradouros e eternos como a relação de duas pessoas que se amam, porém, as primeiras alianças eram feitas de ferro. Alianças em ouro com pedras preciosas tornaram-se moda na época Medieval. As gemas mais populares eram simbólicas - o Rubi (vermelho) era a cor do coração, a Safira (azul) refletia o céu - mas a mais apreciada e poderosa pedra preciosa era o "indestrutível" diamante.
No plano esotérico, a aliança possui poderes mágicos. É a protetora simbólica da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.
O posicionamento do uso das alianças no 4º dedo da mão esquerda também tem seu simbolismo. Os egípcios acreditavam que deste dedo saia uma veia (veia d'amore) que ia direto ao coração. Já os chineses tem uma explicação bastante curiosa, para eles cada dedo da mão representa um membro da família: Polegar - representa os pais, Indicador - representa os irmãos, Médio - representa você, Anelar - representa o companheiro, Mínimo - representa os filhos. O polegar pode ser separado, pois você ao casar-se separa-se dos pais. Os irmãos e os filhos um dia também vão se separar de você, pois casarão e terão suas próprias famílias. Assim o indicador e o dedo mínimo também podem se separar. No entanto, o quarto dedo, ou seja, o anelar, onde está a aliança de casamento, não se separa, simbolizando a união indissolúvel do casal. – ASSISTA AO VÍDEO
 


Nos dias de hoje as alianças passaram a ter uma participação de destaque nas cerimônias de casamento. E não é para menos, afinal, elas serão usadas diariamente durante toda a vida dos noivos. Carregada de símbolos e sentimentos esta joia deve expressar a personalidade do casal. Por isto a cada dia vem crescendo a procura por alianças personalizadas, desenvolvidas exclusivamente para cada casal, que com a ajuda de um designer conseguem o modelo que mais expressa os seus sentimentos.
FONTES: http://www.diamantes.com.br; http://cabecadenoiva.blogspot.com.br, http://www.laerciodoegito.com.br, 








Nenhum comentário:

Postar um comentário